O SENTIDO MAIS EXPLORADO PELAS CRIANÇAS... O TATO
- multiclic
- 29 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
O sistema tátil localiza-se na nossa pele e é a fronteira entre o nosso corpo e o mundo à nossa volta. É o sentido responsável pela perceção de diferentes sensações e controla a nossa reação ao que nos toca.
O tato é o primeiro sentido desenvolvido no bebé e é importantíssimo para o crescimento, desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Tocar a pele, fazer um carinho, dar um beijo ou um abraço... O toque é essencial na interação entre pais e bebés e, desde que nasce, o bebé tem necessidade de estimulação tátil, de contacto corporal para permitir a
sua autorregulação. Existem estudos que comprovam que a massagem tem benefícios no bebé como dormir melhor, ganho de peso, menos choro, ficam mais ativos e alertas e tornam-se mais conscientes sobre o que os rodeia. Além disso, o toque vai permitir ao bebé/criança desenvolver a noção do seu corpo e dos limites corporais.
O sistema tátil é também muito importante para a aprendizagem, pois é através do toque que a criança vai adquirir conceitos como as texturas, as temperaturas e as formas dos objetos; antes de uma criança olhar para um cubo de gelo e saber que é frio, ela teve que previamente o explorar e obter informação através do seu sistema tátil. Além disso, o sistema tátil te função protetora: alerta-nos sobre quando estamos em perigo, como a água muito quente, objetos ásperos que podem magoar.
A estimulação tátil e dos outros sentidos é muito importante, uma vez que é através deles que as crianças conhecem o mundo tal e qual como é e adquirem ferramentas que mais tarde ajudarão nas competências como, a preparação para a aprendizagem da escrita, da matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória, da criatividade e na interação social.
Estejam atentos a possíveis alterações na integração deste sistema sensorial:
SINAIS DE ALERTA
Constantemente a mexer em tudo
Gosta de se sujar mais que o expectável para a idade
Adoram atividades táteis intensas
Estão sempre agarradas as pessoas
São sensíveis ao toque, principalmente o inesperado
Reagem mal a texturas
Não gostam de se sujar
Reagem mal a alguns tecidos e a etiquetas
Reagem mal a cortar as unhas e o cabelo
Pouca sensibilidade à dor
Não mostram incomodo com a roupa torta ou torcida
Sujam-se e nem se apercebem
Inês Rocha Terapeuta Ocupacional
Comments