Mindfulness: O que é? Quais os benefícios da prática nas crianças?
- multiclic
- 14 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Vivemos numa sociedade muito apressada, com um quotidiano frenético e onde o stress está presente de uma forma assustadora. Existe uma ânsia de eficiência e de produtividade de tal forma arreigada que prestar atenção à beleza e simplicidade do Momento Presente deixou de ter importância. Olhar para as árvores e para as flores, ouvir o vento, observar as nuvens, sentir o cheiro da terra húmida comportamentos essenciais para o nosso bem-estar, deixaram de ser realizados. Privilegiamos o “Fazer” em detrimento do “Sentir”. Apreciamos o “olhar” e o “ouvir” em detrimento de “ver” e do “escutar” (Perestrelo, 2018).
Esta forma de stress abrange a população adulta e transmite-se às crianças. Pelo que uma mudança de estilo de vida impõe-se, para melhorarmos o presente e o futuro.
O conceito de Mindfulness, de acordo com os ensinamentos orientais, é uma perspectiva que consiste em prestar atenção, intencionalmente, no momento actual, sem julgar e na vivência enquanto esta desabrocha (Kabat-Zinn, 1990). Essa posição é definida em oposição ao piloto automático, caracterizado por viver sem prestar atenção ao momento, baseando-se em julgamentos feitos previamente e em conceitos categóricos (Kabat-Zinn, 1982). Quem nunca deu por si a conduzir para casa quando não era esse o caminho que queria seguir? Estas situações são reflexo do nosso “piloto automático”.

O praticante de Mindfulness aprende a focar intencionalmente a sua atenção na vivência imediata, guiada principalmente pelos dados sensoriais concretos, e aceitar as divagações da sua atenção durante os exercícios. Cada vez que uma preocupação, julgamento ou lembrança se impõe, ele saúda-a, deixa que ela vá embora e volta novamente a dedicar atenção plena ao exercício.
Mindfulness é uma forma de que dispomos de lidar com o stress, com a dor e com a tristeza. É uma forma de aprofundar a nossa presença em cada momento, uma ajuda para pararmos e estarmos mais em nós mesmos. É uma forma de pararmos, e convidarmos o silêncio, de nos sentirmos relaxados no momento, no desconhecido, aceitando o que é. Mas mais que tudo, é uma forma de grande autodescoberta (Kabat-Zinn, 2013; Övén, 2015).
A Prática de Mindfulness nas crianças e jovens é relevante porque muda o foco de atenção das crianças para o próprio processo de autoconhecimento. As técnicas de Mindfulness desenvolvem nas crianças e adolescentes a capacidade de reconhecimento e ligação consigo próprios: com o seu corpo, com as sensações do mesmo, com os seus sentimentos e com os seus pensamentos. O treino em meditação Mindfulness favorece uma autogestão saudável, melhorando a ligação com as emoções, fazendo com que as crianças e adolescentes aprendam a ser mais confiantes reduzindo os efeitos negativos do stress (Perestrelo, 2018).

A prática da meditação Mindfulness tem mostrado efeitos positivos em importantes regiões do cérebro relacionadas com o funcionamento motor, inclusive no controlo da tomada de decisão, na escolha do ponto de vista, na aprendizagem e na memória, no controle de emoções e no sentimento de pertença. Existem evidências crescentes de que isto seja relevante em crianças e jovens, cujo sistema nervoso e cérebro ainda estão em desenvolvimento e são ainda mais sensíveis aos efeitos negativos do stress (Kabat-Zinn, 2013).
O Mindfulness é um treino mental que aumenta a capacidade de atenção, concentração e aprendizagem através dos nossos sentidos. Está relacionado com a educação emocional, pois um dos benefícios que esta prática proporciona é o aumento da auto-regulação emocional, o que é muito importante nas crianças e adolescentes (Labarta, 2017). Com a prática de Mindfulness nas crianças e adolescentes pode-se observar um aumento dos níveis de criatividade, melhoria do rendimento académico, regulação das emoções e das condutas agressivas, melhoria do humor e da qualidade do sono. As crianças são mais capazes de focar-se e concentrar-se, o que favorece a disposição para aprender, pelo que melhora o rendimento académico. Experimentam uma redução do stress e da ansiedade, através da reflexão e relaxamento controlam os impulsos e são mais conscientes de si mesmos. Melhoram a aprendizagem social e emocional e são mais empáticos (Labarta, 2017).
Se acha que o seu/a sua filho/a poderiam beneficiar da prática de Mindfulness, entre em contato connosco!
Susana Costa
Psicóloga
Comments